20 de out. de 2009

Pra entrar pra história e assistir: Distrito 9.

Ainda que os leitores deste blog sejam apenas o pessoal do Bandoleros Unesp (creio eu), gostaria de compartilhar um filme que assisti recentemente e é altamente recomendável aos amantes da ufologia séria, não aquela esotérica e pseudo-religiosa que vemos constantemente por aí.

Depois de ouvir alguns nerdcasts do Jovem Nerd resolvi assistir o filme de Peter Jackson, embalado pelo entusiasmo de meu irmão acerca da temática alienígena.

Enfim, é um bom filme. Digo isso porque a película é obviamente (não há spoilers aqui... pelo menos acho que não!) uma discussão elaborada e que melhora muito o debate de uma provável invasão ou contato, como queiram, extraterrestre aqui. Só pra terem uma ideia, o país onde os insetos são retratados no filme e severamente segregados não é nada menos que a África do Sul, terra do conhecido Apartheid. Bom mote.

Para os que esperam um filme com ação. Tem. Para os que querem refletir sobre preconceito. Tem. Para os que querem acreditar que em 2012 haverá um contato entre seres humanos e extraterrestres? Tem também.

O que sempre me comoveu e me criou traumas na infância sobre ET's e afins é algo misterioso. Gostava muito de ler, ver e conhecer sobre o assunto, mas temia um contato, ainda que de 1º grau. O filme de Peter Jackson revela e naturaliza a relação tão improvável entre nós e "eles" a ponto de criarmos certa solidariedade em relação a tais criaturas.

O problema central de toda história humana sobre ET's é que são os humanos e somente sua perspectiva que olha para os outros. Daí a humanização deles. Eles usam roupinhas, sentem medo, enfim, se comportam como nós. Isso o filme traz abundantemente, mas nada tão comprometedor à trama.

Só pegou mal mesmo, na minha opinião, um merchandising (!!!) pra promover a bagaça em que internautas podem enviar relatos de avistamento de ET's ou não humanos.
Veja aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário